ESDM Denver
Com o objetivo de intervir nas qualidades de aprendizagem e propiciar a ambientação natural necessária, o Grupo Intervém possui uma atuação que utiliza-se tanto de metodologias baseadas no Modelo ESDM (Early Start Denver Model – Denver), como das Terapias baseadas na Análise Aplicada do Comportamento (Applied Behavior Analysis – ABA).
As práticas baseadas no modelo ESDM são aquelas que, além de precoces, são intensivas e naturalistas. O respaldo da utilização do modelo e sua efetividade se dão com evidências científicas, adequadas para crianças entre os 12 e os 60 meses de idade, diagnosticadas com TEA.
A partir da evolução singular, avaliada por meio de instrumentos de rastreio e instrumentos de mensuração, os casos seguem continuidade nas intervenções focais de terceira infância, direcionados a partir das necessidades particulares identificadas, caso a caso.
O objetivo principal do modelo ESDM consiste em reduzir a severidade dos aspectos sintomatológicos presentes no TEA, e acelerar o desenvolvimento das crianças, em todas as áreas do neurodesenvolvimento, como, a título de exemplo, cognição social, flexibilidade cognitiva, interação social, competências emocionais e de linguagem, dentre outras.
Os cinco principais focos do Método ESDM Denver
1- Orientação social:
Paciente treina a identificação de rostos, partes do corpo, expressões faciais e noção do próprio corpo.
2- Linguagem social:
Paciente treina seu discurso para passar uma mensagem ao interlocutor e a compreender os meios linguísticos dos outros.
3- Jogos sociais:
Paciente trabalha a reciprocidade, treina a preocupação com os outros, direcionar suas atitudes para o externo e praticar o compartilhamento.
4- Brincadeira simbólica:
Paciente cria um mundo de faz de conta, utilizando situações imaginárias com gestos e falas para interpretar uma situação que vem a sua mente.
4- Aprimoramento das Habilidades:
Atua nas habilidades motoras, de linguagem, sociais e de adaptabilidade a rotinas e regras, ou seja, torna a criança mais acostumada à vida cotidiana através do treino de autonomia.