Metodologias

Conheça nosso atendimento terapêutico multidisciplinar integrado

Trabalhamos com metodologias comprovadas cientificamente, unindo conhecimento e experiência prática a uma abordagem centrada em pessoas.

Fale com nossa equipe

Terapia ABA

ABA (Análise Aplicada do Comportamento) tem como objetivos desenvolver comportamentos adaptativos, habilidades sociais, comunicação, aprendizagem acadêmica e independência, além de reduzir comportamentos desafiadores.

O atendimento é individualizado, ajustado às necessidades de cada criança, e possui forte comprovação científica para casos de atrasos no neurodesenvolvimento desde os primeiros sinais, podendo ser aplicado na primeira, segunda e terceira infância.

As intervenções comportamentais também mostram alta eficácia em crianças acima de 5 anos, sendo amplamente utilizadas tanto na infância quanto na adolescência.

Método ESDM Denver

Método ESDM Denver

O ESDM (Modelo Denver de Intervenção Precoce) é uma prática para crianças com TEA entre 12 e 60 meses. É baseado em intervenções precoces, intensivas e naturalistas, com eficácia comprovada por evidências científicas.

O acompanhamento considera a evolução de cada criança, avaliada por meio de instrumentos de rastreio e mensuração. A partir disso, são definidas intervenções que podem continuar na terceira infância conforme as necessidades de cada caso.

O principal objetivo do ESDM é reduzir a intensidade dos aspectos característicos do TEA e estimular o desenvolvimento global da criança. Isso inclui áreas como flexibilidade cognitiva, interação social, linguagem, competências emocionais e outras habilidades essenciais ao neurodesenvolvimento.

Método SCERTS

Método SCERTS

O SCERTS é uma abordagem voltada para crianças com TEA que trabalha três áreas principais: comunicação social, regulação emocional e suporte transacional. Seu nome vem do inglês Social Communication, Emotional Regulation & Transactional Support.

Este método busca estimular formas espontâneas e funcionais de comunicação, apoiar a criança na manutenção de estados emocionais equilibrados e oferecer adaptações no ambiente, garantindo que ela aprenda de forma efetiva.

SCERTS é uma abordagem flexível, que pode ser utilizada sozinha ou em conjunto com outras metodologias, como ABA e ESDM. Além disso, inclui uma avaliação contínua do progresso, permitindo definir objetivos individualizados e alinhados às necessidades da criança e às prioridades da família.

Método DIR/Floortime

Este método considera cada pessoa única, respeitando seu ritmo, suas diferenças no modo de processar estímulos e sua etapa de desenvolvimento. O foco não é treinar habilidades isoladas, mas formar uma base emocional, relacional, social e intelectual.

A abordagem Floortime, parte prática do DIR, envolve brincar e interagir no chão, em atividades lúdicas interessantes para a criança, conduzidas por terapeutas.

A participação da família é essencial. Pais ou responsáveis recebem orientações para aplicar essa abordagem no convívio diário, aproveitando momentos do dia a dia para reforçar o vínculo afetivo e incentivar o desenvolvimento.

Método JASPER

Método JASPER

JASPER é a sigla para Joint Attention, Symbolic Play, Engagement & Regulation (Atenção Compartilhada, Jogo Simbólico, Engajamento e Regulação). Tem como foco trabalhar a comunicação social – atenção conjunta, imitação, jogos, brincadeiras e interações do dia a dia.

A aplicação do método envolve a atuação de profissionais da educação e terapeutas, em ambientes adaptados que promovam comunicação frequente, fluida e complexa.

O método é recomendado para crianças de cerca de 1 a 8 anos, incluindo aquelas com pouca fala ou não verbais, assim como crianças que já se comunicam verbalmente.

Um dos objetivos dessa abordagem, consiste em melhorar o engajamento da criança nas interações, auxiliando na atenção compartilhada com outra pessoa, e promover regulação emocional e comportamental.

Método PEERS

Método PEERS

PEERS (Programa de Educação e Enriquecimento de Habilidades Relacionais) é um programa de habilidades sociais voltado para jovens com TEA. Consiste em encontros semanais de aproximadamente 90 minutos, durante cerca de 14 semanas. Os atendimentos são realizados em grupo.

Nas sessões, os participantes aprendem e praticam comportamentos sociais essenciais para fazer, manter e lidar com amizades, além de trabalhar aspectos como rejeição, comunicação  e resolução de conflitos.

Para isso, são utilizadas estratégias como dramatizações, tarefas de casa, feedback e a participação ativa dos pais ou responsáveis, que recebem orientações em encontros paralelos para apoiar os jovens fora do grupo.

Caminhamos juntos no desenvolvimento!

Saiba como nosso time pode apoiar seu filho
em cada conquista, fortalecendo a autonomia,
a independência e as habilidades sociais.

Agende uma conversa